quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O Grande Livro dos Habitats Naturais

O Grande Livro dos Habitats Naturais
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 80
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789724150208
Faixa etária: a partir dos 10 anos
1 exemplar (Biblioteca Araucária)



Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projectos relacionados com Natureza/Defesa do Ambiente para os 7º, 8º e 9º anos de escolaridade.

O Grande Livro dos Habitats Naturais ilustra de forma clara as complexas relações que existem entre todas as espécies e os seus habitats, desde os leões das planícies africanas aos vermes tubiformes gigantes que vivem em total obscuridade nas profundezas do oceano. Percorrendo todo o globo em oito magníficos capítulos, o livro começa com uma introdução detalhada sobre o modo como as plantas, os animais e os climas interagem entre si e criam ecossistemas infinitamente variados.
Os capítulos seguintes debruçam-se sobre os principais habitats do mundo: ambientes aquáticos, florestas, pradarias, desertos, regiões polares e ilhas. Cada capítulo refere as formas, negativas e positivas, como o Homem afectou e continua a afectar esses ecossistemas, desde a catástrofe da desflorestação à esperança depositada em novos projectos de conservação.

O capítulo final é dedicado aos habitats mais recentes - aqueles que foram criados pelo Homem -, tais como os habitats urbanos, que muitos animais conseguiram explorar a seu favor. Inclui ainda uma análise do impacto da agricultura global e uma previsão de alguns dos ecossistemas do futuro.

Constituindo um fascinante retrato da vida na Terra e uma importante chamada de atenção para as nossas responsabilidades relativamente à protecção do planeta em que habitamos, O Grande Livro dos Habitats Naturais é profusamente ilustrado com mais de 200 espectaculares fotografias a cores, complementadas por mapas e gráficos de fácil leitura. Apresenta um texto vivo e informativo, e inclui uma secção final de consulta, com informação factual diversificada, um glossário e um índice remissivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário