terça-feira, 12 de junho de 2012

O Leão de Kandinga


O Leão de Kandinga
de Boniface Ofogo; ilustração de Elisa Arguilé
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 40
Editor: Kalandraka Portugal
ISBN: 9789898205100
Faixa etária: a partir dos 7 anos

1 exemplar (Biblioteca Araucária)

Sinopse
Era uma vez, há muitos, muitos anos, um leão chamado Kandinga. Era o leão mais forte mas também o mais malvado. Era tão mau que não hesitava em devorar os seus amigos para matar a fome. Por isso acabou sozinho. Os amigos, a mulher e os filhos abandonaram-no.
A história de Kandinga encerra a sabedoria dos povos africanos, a sua milenar tradição oral e a riqueza da sua cultura. Uma narrativa que convida a uma viagem imaginária até à mais recôndita selva e dá a conhecer os seus habitantes: crocodilos, elefantes… E, exercendo a sua hegemonia sobre todos eles, o leão. O protagonista desta fábula é um rei destronado - velho, doente e abandonado - por culpa da sua crueldade. O egoísmo e a avareza são maus companheiros de viagem, não só para os animais selvagens, mas também para as pessoas...
Boniface Ofogo propõe uma reflexão sobre os comportamentos humanos e põe a experiência da sua aldeia ao serviço dos leitores para que aprendam esta moral: "Se tens muito, é bom partilhar com os que não têm nada". Elisa Arguilé acompanha o texto com umas ilustrações de estilo primitivo que se destacam pela sua força expressiva e pelos contrastes de cor.
"O leão Kandinga" faz parte da inesgotável tradição oral dos Bantu, uma tribo que povoa as planícies e as selvas africanas desde o centro dos Camarões até à África do Sul. A maioria são lendas que recriam a estreita relação do ser humano com o meio natural. A KALANDRAKA inicia assim um percurso pelo mundo, pela mão de contadores de histórias, nativos daqueles lugares de onde provêm histórias tão fascinantes como esta.

Sem comentários:

Enviar um comentário