quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Os amigos de Lia

Os amigos de Lia
de Inês de Oliveira
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 36
Editor: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-71881-5
Coleção: OFICINA DOS SONHOS - AUTORES PORTUGUESES
Idioma: Português

1 exemplar (Biblioteca Araucária)




Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado no programa de Português do 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III.

Este livro tenta desvendar um pequeno-grande mundo, feito de coisas reais e imaginadas, onde vive Lia, uma menina especial. Uma menina que gosta de ler, com olhos de artista, o que se passa à sua volta. E por isso o nome lhe assenta como uma luva. Outros verão em Lia uma criança à procura de companhia, mas que sabe encontrar na sua própria capacidade de inventar uma saída possível para a solidão.

Em Os Amigos de Lia, Inês Oliveira propõe uma narrativa breve e divertida cujos sentidos assentam na relação de complementaridade entre texto e ilustração, característica dos álbuns para crianças. Num registo que se distingue pela sobriedade e elegância, mas sobretudo pela singular qualidade do desenho e da composição, esta notável autora/ ilustradora proporciona aos mais novos uma experiência peculiar.

Coleção Oficina dos Sonhos - Livros para ler mais e melhor, livros para sonhar
Na coleção OFICINA DOS SONHOS, são livros o que construímos: livros para crianças e adolescentes. Obras que permitem aos mais jovens ler melhor, alimentar o seu imaginário e franquear as portas do sonho, sem deixarem de ter um pé assente na realidade. Livros que pais e educadores também quererão ler. Livros divertidos, livros com valores.
"Clássicos" da literatura infantil e juvenil; obras contemporâneas de grandes autores e ilustradores portugueses ou estrangeiros; álbuns para os mais pequenos - são estas as três linhas de trabalho da OFICINA, que sublinha outro dos seus propósitos: ajudar a crescer, contribuir para a formação dos que hão de tornar-se os leitores de amanhã. E isto num momento em que está em marcha o PLANO NACIONAL DE LEITURA (PNL), iniciativa governamental de relevo para a qual queremos contribuir com o nosso melhor. E, por isso, títulos desta coleção fazem já parte ou virão porventura a fazer das listas do PNL para leitura orientada ou para leitura autónoma, em diversas faixas etárias.
Ler é crescer. Ler é aprender a comunicar e a intervir. Mas também a encontrar alternativas ao aqui e agora, através da ativação do imaginário. Estas são algumas das virtudes da leitura que o PNL vem enfatizar. Com os livros da coleção OFICINA DOS SONHOS pretendemos ir ao encontro destas e de outras questões suscitadas pelo desenvolvimento da literacia e das competências de leitura.
Direção da coleção José António Gomes
Direção artística António Modesto

Sem comentários:

Enviar um comentário